Quatro painéis ENIAC e uma de suas três tabelas de funções, em exposição na Escola de Engenharia e C...
ENIAC (/ ˈiːniæk, ˈɛ- /; Electronic Numérico Integrator and Computer) foi o primeiro computador eletrônico de uso geral. Foi Turing-completo, digital e capaz de resolver "uma grande classe de problemas numéricos" através de reprogramação.
Embora o ENIAC tenha sido projetado e usado principalmente para calcular tabelas de disparo de artilharia para o Laboratório de Pesquisa Balística do Exército dos Estados Unidos, seu primeiro programa foi um estudo da viabilidade da arma termonuclear.
A ENIAC foi concluída em 1945 e foi posta em prática pela primeira vez em 10 de dezembro de 1945.
ENIAC foi formalmente dedicado na Universidade da Pensilvânia em 15 de fevereiro de 1946 e foi anunciado como um "Cérebro Gigante" pela imprensa. Tinha uma velocidade da ordem de mil vezes mais rápida que a das máquinas eletromecânicas; Esse poder computacional, aliado à programabilidade de propósito geral, estimulou cientistas e industriais. A combinação de velocidade e programabilidade permitiu milhares de cálculos para problemas, já que o ENIAC calculou uma trajetória em 30 segundos que levou 20 horas para o ser humano (permitindo que uma hora ENIAC deslocasse 2.400 horas humanas). A máquina concluída foi anunciada ao público na noite de 14 de fevereiro de 1946 e formalmente dedicada no dia seguinte na Universidade da Pensilvânia, tendo custado quase US $ 500.000 (aproximadamente US $ 6.300.000 hoje). Foi formalmente aceito pelo Corpo de Artilharia do Exército dos EUA em julho de 1946. ENIAC foi fechada em 9 de novembro de 1946 para uma reforma e atualização de memória e foi transferida para Aberdeen Proving Ground, Maryland em 1947. Lá, em 29 de julho de 1947 , foi ligado e estava em funcionamento contínuo até às 23h45. em 2 de outubro de 1955.