Amalie Materna, Emil Scaria e Hermann Winkelmann na primeira produção do Bühnenweihfestspiel no Bayr...
Parsifal (WWV 111) é uma ópera em três atos do compositor alemão Richard Wagner. É vagamente baseado em Parzival por Wolfram von Eschenbach, um poema épico do século 13 do cavaleiro arturiano Parzival (Percival) e sua busca pelo Santo Graal (século XII).
Wagner concebeu o trabalho em abril de 1857, mas não terminou até 25 anos depois. Foi sua última ópera completa e, ao compor, aproveitou a particular acústica de seu Bayreuth Festspielhaus. Parsifal foi produzido pela primeira vez no segundo Festival de Bayreuth em 1882. O Festival de Bayreuth manteve o monopólio das produções de Parsifal até 1903, quando a ópera foi apresentada na Ópera Metropolitana de Nova York.
Wagner descreveu Parsifal não como uma ópera, mas como Ein Bühnenweihfestspiel ("Um Festival para a Consagração do Palco"). Em Bayreuth surgiu uma tradição de que não haverá aplausos após o primeiro ato da ópera.
A grafia de Parsifal por Wagner em vez do Parzival que ele usou até 1877 é informada por uma das teorias sobre o nome Percival, segundo a qual é de origem árabe, Parsi (ou Parseh) Fal significa "puro (ou pobre) tolo".