Réplica do Benz Patent Motorwagen construído em 1885
O hobby de longa data de Benz levou-o a uma oficina de bicicletas em Mannheim, propriedade de Max Rose e Friedrich Wilhelm Eßlinger. Em 1883, os três fundaram uma nova empresa produtora de máquinas industriais: Benz & Companie Rheinische Gasmotoren-Fabrik, geralmente conhecida como Benz & Cie. Rapidamente crescendo para vinte e cinco funcionários, ela logo começou a produzir motores a gás estáticos.
O sucesso da empresa deu a Benz a oportunidade de se entregar à sua antiga paixão de projetar uma carruagem sem cavalos. Com base em sua experiência e carinho por bicicletas, ele usou uma tecnologia similar quando criou um automóvel. Ele apresentava rodas de arame (diferentemente das de madeira das carruagens) com um motor de quatro tempos de seu próprio projeto entre as rodas traseiras, com uma ignição de bobina muito avançada e resfriamento evaporativo, em vez de um radiador. A potência foi transmitida por meio de duas correntes de rolete para o eixo traseiro. Karl Benz terminou sua criação em 1885 e nomeou-o "Benz Patent Motorwagen".
Foi o primeiro automóvel inteiramente concebido como tal para gerar o seu próprio poder, não apenas um veículo de carruagem motorizado ou carruagem de cavalos, razão pela qual Karl Benz obteve a sua patente e é considerado como o seu inventor.