Descoberta do Brasil foi o resultado da expansão colonialista européia. Em 1500, em março, um esquadrão português liderado por Pedro Álvares Cabral, viajando para a Índia, desviou-se de sua rota original. No final da tarde de 22 de abril, o esquadrão chegou a um ponto no litoral sul do que hoje é o estado da Bahia. No dia 24 de abril, os esquadrões liderados por Cabral partiram em busca de um porto melhor para ancorar seus navios. Encontraram um “muito bom e seguro” no local que hoje se chama Baía da Cabrália.
A primeira missa foi celebrada no dia 26 de abril, domingo, por Frei Henrique Soares Coimbra, franciscano que estava indo para a Índia, em Coroa Vermelha. No dia seguinte, a primeira árvore foi cortada para fazer uma cruz para a celebração da segunda missa, no dia 1º de maio. No mesmo dia, Cabral partiu para a Índia, enquanto Gaspar de Lemos foi a Lisboa para anunciar a descoberta ao rei de Portugal, Dom Manuel I. Em terra, chamada Vera Cruz por Cabral, deixaram dois homens para contatar o povo nativo. .
Em 1501, os portugueses organizaram uma nova expedição, desta vez para explorar a terra descoberta no ano anterior. Conduzido pelo navegador de Florença, Américo Vespúcio, a esquadra portuguesa chegou em 1º de novembro em um grande golfo, a Baía de Todos os Santos. Vespúcio só deu notícias detalhadas sobre essa viagem em 1504.