Página de título da primeira edição
Robinson Crusoe (/ ˈkruːsoʊ /) é um romance de Daniel Defoe, publicado pela primeira vez em 25 de abril de 1719. A primeira edição creditou o protagonista da obra Robinson Crusoe como seu autor, levando muitos leitores a acreditar que ele era uma pessoa real e o livro um livro de viagens incidentes verdadeiros.
Epistolar, confessional e didático em forma, o livro é apresentado como uma autobiografia do personagem-título (cujo nome de nascimento é Robinson Kreutznaer) - um náufrago que passa 28 anos em uma remota ilha deserta tropical perto de Trinidad, encontrando canibais, cativos e mutineers, antes de finalmente ser resgatado. A história foi pensada para ser baseada na vida de Alexander Selkirk, um náufrago escocês que viveu por quatro anos em uma ilha do Pacífico chamada "Más a Tierra", agora parte do Chile, que foi renomeada Ilha Robinson Crusoe em 1966.
Apesar de seu estilo narrativo simples, Robinson Crusoe foi bem recebido no mundo literário e muitas vezes é creditado como marcando o início da ficção realista como um gênero literário. É geralmente visto como um candidato ao primeiro romance em inglês. Antes do final de 1719, o livro já havia passado por quatro edições, e se tornou um dos livros mais amplamente publicados na história, gerando tantas imitações, não apenas na literatura, mas também no cinema, na televisão e no rádio. que seu nome é usado para definir um gênero, o Robinsonade.