Primeira página de Guerra e Paz, primeira edição, 1869 (russo)
Guerra e Paz (russo pré-reforma: Война и миръ; russo pós-reforma: Война и мир, tradução) Vojna i mir [vɐjˈna i ˈmʲir]) é um romance do autor russo Leon Tolstoi. É considerado como uma obra central da literatura mundial e uma das melhores realizações literárias de Tolstoi.
O romance narra a história da invasão francesa da Rússia e o impacto da era napoleônica na sociedade czarista através das histórias de cinco famílias aristocráticas russas. Partes de uma versão anterior, intitulada The Year 1805, foram publicadas no The Russian Messenger de 1865 a 1867. O romance foi publicado pela primeira vez em sua totalidade em 1869.
Tolstoi disse que Guerra e Paz "não é um romance, muito menos é um poema e menos uma crônica histórica". Grandes seções, especialmente os capítulos posteriores, são uma discussão filosófica em vez de narrativa. Tolstói também disse que a melhor literatura russa não está em conformidade com os padrões e, portanto, hesitou em chamar a Guerra e a Paz de um romance. Em vez disso, ele considerou Anna Karenina como seu primeiro romance verdadeiro. A Encyclopædia Britannica afirma: "Pode-se argumentar que nenhum romance em inglês alcança a universalidade da guerra e paz do escritor russo Leon Tolstoi".