Os Três Mosqueteiros (em francês: Les Trois Mousquetaires) é um romance de aventuras históricas escrito em 1844 pelo autor francês Alexandre Dumas.
Situado entre 1625 e 1628, relata as aventuras de um jovem chamado d'Artagnan (baseado em Charles de Batz-Castelmore d'Artagnan) depois que ele sai de casa para viajar a Paris, para se juntar aos Mosqueteiros da Guarda. Embora D'Artagnan não seja capaz de se juntar imediatamente a essa elite, ele faz amizade com os três mais formidáveis mosqueteiros da época - Athos, Porthos e Aramis, "os três inseparáveis", como são chamados - e se envolve em assuntos do estado. e tribunal.
Em gênero, The Three Musketeers é essencialmente um romance histórico e de aventura. No entanto, Dumas também freqüentemente trabalha na trama várias injustiças, abusos e absurdos do antigo regime, dando ao romance um aspecto político adicional em um momento em que o debate na França entre republicanos e monarquistas ainda era feroz. A história foi primeiro serializada de março a julho de 1844, durante a Monarquia de Julho, quatro anos antes da Revolução Francesa de 1848 estabelecer violentamente a Segunda República.
A história de D'Artagnan continua em Twenty Years After e The Vicomte of Bragelonne: Dez anos depois.
"D'Artagnan, Athos, Aramis e Porthos" - Os Três Mosqueteiros