Palácio Nacional de Sintra

Portugal

República Portuguesa: Terceira República

A 25 de abril de 1974 um golpe militar liderado por capitães que tinham participado na Guerra Colonial colocou fim ao regime ditatorial do Estado Novo. O processo revolucionário que entretanto se desencadeou colocou fim à Guerra Colonial e iniciou um processo de descolonização, libertou os presos políticos e colocou fim à censura, permitindo a liberdade de expressão, e organizou a transição para um regime democrático, implementando uma nova Constituição e preparando eleições para os vários órgãos de poder.

Em 1976 organizaram-se as primeiras eleições democráticas para a presidência da república, nas quais foi eleito o General António Ramalho Eanes. Ainda neste ano, foi também eleito o primeiro governo da democracia portuguesa, sob a liderança de Mário Soares.

Em 1986, Portugal aderiu à Comunidade Económica Europeia e, em 1999, à zona Euro. A integração de Portugal no espaço Europeu permitiu alcançar um período de elevado desenvolvimento económico e social.

Em 1999, Portugal entregou a soberania de Macau à República Popular da China, colocando assim um fim simbólico ao Império Português.

António Ramalho Eanes

Palácio Nacional de Sintra

Default timespace

A rainha D. Mécia Lopes de Haro, mulher de D. Sancho II, é senhora do castelo de Sintra A rainha D. Isabel de Aragão, mulher de D. Dinis, é senhora de Sintra O infante D. Afonso, irmão do rei D. Dinis, recebe Sintra D. Isabel, filha do infante D. Afonso, recebe Sintra A rainha D. Beatriz de Castela, mulher de D. Afonso IV, é senhora de Sintra A rainha D. Leonor Teles, mulher de D. Fernando, é senhora de Sintra A rainha D. Filipa de Lencastre, mulher de D. João I, é senhora de Sintra A infanta D. Isabel, filha de D. João I e D. Filipa de Lencastre, recebe o senhorio de Sintra A rainha D. Leonor de Aragão, mulher de D. Duarte, é senhora de Sintra A rainha D. Isabel de Coimbra, mulher de D. Afonso V, é senhora de Sintra A rainha D. Leonor de Lencastre, mulher de D. João II, é senhora de Sintra Casamento de D. Manuel I com D. Maria de Castela e Aragão A rainha D. Leonor de Áustria, mulher de D. Manuel I, é senhora de Sintra A rainha D. Catarina de Áustria, mulher de D. João III, é senhora de Sintra A rainha D. Luísa de Gusmão, mulher de D. João IV, é senhora de Sintra A rainha D. Maria Francisca de Saboia, mulher de D. Afonso VI e de D. Pedro II, é senhora de Sintra A rainha D. Maria Sofia Isabel de Neuburgo, segunda mulher de D. Pedro II, é senhora de Sintra A rainha D. Maria Ana de Áustria, mulher de D. João V, é senhora de Sintra A rainha D. Mariana Vitória de Bourbon, mulher de D. José, é senhora de Sintra A rainha D. Mariana Vitória entrega a D. Pedro III, consorte de D. Maria I, o governo das terras das rainhas, durante a sua ausência em Espanha A rainha D. Maria I é senhora de Sintra O príncipe D. João assume a regência em nome de D. Maria I A rainha D. Carlota Joaquina, mulher de D. João VI, é senhora de Sintra Extinção da Casa das Rainhas