Palácio Nacional de Sintra

Paço de Sintra

A população muçulmana vizinha é encarregada da manutenção do Paço

D. Dinis ordena a manutenção e reconstrução do Paço de Sintra e do Castelo aos Mouros libertos da vizinha vila de Colares (Carta Régia de D. Dinis sobre Direitos e Deveres dos Mouros forros de Colares): “reuoluere adubare et rreficere mea palacia de Oliua et Casas de almedinis uetulis de meo Castello de Sintria”.

Este documento contém a primeira menção ao palácio de Sintra.

As obras deste rei compreendiam mais espaços, dado que em séculos posteriores algumas partes foram reformuladas.

No circuito da visita chama-se atenção para os seguintes espaços fruto desta campanha de obras:

- Quarto D. Afonso VI (Núcleo Autoridade);

- Escada (Núcleo Autoridade);

- Sala (Núcleo Autoridade);

- Capela (Núcleo Religião);

- Pátio das Rainhas, ou da Estufa (junto à Sala dos Cofres).

Nas imagens aéreas do Palácio (ver anexos), destacado a amarelo, estão as partes cuja construção está atribuída ao rei D. Dinis.

D. Dinis ("Compendio de crónicas de reyes del Antiguo Testamento, gentiles, cónsules y emperadores romanos, reyes godos y de los reinos de Castilla, Aragón, Navarra y Portugal", séc. XIV, p. 94, Biblioteca Nacional de España)

Vista aérea Norte (destacado a amarelo, estão as partes cuja construção está atribuída ao rei D. Dinis)

Vista aérea (destacado a amarelo, estão as partes cuja construção está atribuída ao rei D. Dinis)

Vista aérea Sul (destacado a amarelo, estão as partes cuja construção está atribuída ao rei D. Dinis)

Palácio Nacional de Sintra

Default timespace

A rainha D. Mécia Lopes de Haro, mulher de D. Sancho II, é senhora do castelo de Sintra A rainha D. Isabel de Aragão, mulher de D. Dinis, é senhora de Sintra O infante D. Afonso, irmão do rei D. Dinis, recebe Sintra D. Isabel, filha do infante D. Afonso, recebe Sintra A rainha D. Beatriz de Castela, mulher de D. Afonso IV, é senhora de Sintra A rainha D. Leonor Teles, mulher de D. Fernando, é senhora de Sintra A rainha D. Filipa de Lencastre, mulher de D. João I, é senhora de Sintra A infanta D. Isabel, filha de D. João I e D. Filipa de Lencastre, recebe o senhorio de Sintra A rainha D. Leonor de Aragão, mulher de D. Duarte, é senhora de Sintra A rainha D. Isabel de Coimbra, mulher de D. Afonso V, é senhora de Sintra A rainha D. Leonor de Lencastre, mulher de D. João II, é senhora de Sintra Casamento de D. Manuel I com D. Maria de Castela e Aragão A rainha D. Leonor de Áustria, mulher de D. Manuel I, é senhora de Sintra A rainha D. Catarina de Áustria, mulher de D. João III, é senhora de Sintra A rainha D. Luísa de Gusmão, mulher de D. João IV, é senhora de Sintra A rainha D. Maria Francisca de Saboia, mulher de D. Afonso VI e de D. Pedro II, é senhora de Sintra A rainha D. Maria Sofia Isabel de Neuburgo, segunda mulher de D. Pedro II, é senhora de Sintra A rainha D. Maria Ana de Áustria, mulher de D. João V, é senhora de Sintra A rainha D. Mariana Vitória de Bourbon, mulher de D. José, é senhora de Sintra A rainha D. Mariana Vitória entrega a D. Pedro III, consorte de D. Maria I, o governo das terras das rainhas, durante a sua ausência em Espanha A rainha D. Maria I é senhora de Sintra O príncipe D. João assume a regência em nome de D. Maria I A rainha D. Carlota Joaquina, mulher de D. João VI, é senhora de Sintra Extinção da Casa das Rainhas