Palácio Nacional de Sintra

Portugal

Reino de Portugal: Dinastia de Borgonha

O conde D. Henrique, descendente da Casa Ducal de Borgonha, na atual França, recebeu em 1096 o Condado Portucalense das mãos do rei de Leão, fundando assim a dinastia portuguesa de Borgonha. Após a sua morte, o seu filho D. Afonso Henriques recusou prestar vassalagem ao rei de Leão e revoltou-se para obter a independência do condado, passando a intitular-se rei dos Portugueses.

O início da primeira dinastia da monarquia Portuguesa ficou simbolicamente marcado com a assinatura de um tratado de paz em 1143, na cidade de Zamora, entre D. Afonso Henriques e o rei de Leão. Esta dinastia prolongou-se durante 240 anos, terminando em 1383, aquando da morte do rei D. Fernando.

Foi durante esta primeira dinastia que o território de Portugal se expandiu para além dos limites do antigo Condado Portucalense. Avançou para Sul, conquistando território ao Império Almorávida e, após a desintegração deste, ao Império Almóada. Ao mesmo tempo, houve um reforço da defesa das fronteiras conquistadas. Data de 1297 o tratado que os reis D. Dinis de Portugal e Fernando IV de Leão e Castela assinaram na vila de Alcanizes para estabelecer a fronteira definitiva entre os dois reinos. A fronteira atual de Portugal é praticamente igual à de aquele período.

D. Afonso Henriques, primeiro rei da Dinastia de Borgonha em Portugal

Palácio Nacional de Sintra

Default timespace

A rainha D. Mécia Lopes de Haro, mulher de D. Sancho II, é senhora do castelo de Sintra A rainha D. Isabel de Aragão, mulher de D. Dinis, é senhora de Sintra O infante D. Afonso, irmão do rei D. Dinis, recebe Sintra D. Isabel, filha do infante D. Afonso, recebe Sintra A rainha D. Beatriz de Castela, mulher de D. Afonso IV, é senhora de Sintra A rainha D. Leonor Teles, mulher de D. Fernando, é senhora de Sintra A rainha D. Filipa de Lencastre, mulher de D. João I, é senhora de Sintra A infanta D. Isabel, filha de D. João I e D. Filipa de Lencastre, recebe o senhorio de Sintra A rainha D. Leonor de Aragão, mulher de D. Duarte, é senhora de Sintra A rainha D. Isabel de Coimbra, mulher de D. Afonso V, é senhora de Sintra A rainha D. Leonor de Lencastre, mulher de D. João II, é senhora de Sintra Casamento de D. Manuel I com D. Maria de Castela e Aragão A rainha D. Leonor de Áustria, mulher de D. Manuel I, é senhora de Sintra A rainha D. Catarina de Áustria, mulher de D. João III, é senhora de Sintra A rainha D. Luísa de Gusmão, mulher de D. João IV, é senhora de Sintra A rainha D. Maria Francisca de Saboia, mulher de D. Afonso VI e de D. Pedro II, é senhora de Sintra A rainha D. Maria Sofia Isabel de Neuburgo, segunda mulher de D. Pedro II, é senhora de Sintra A rainha D. Maria Ana de Áustria, mulher de D. João V, é senhora de Sintra A rainha D. Mariana Vitória de Bourbon, mulher de D. José, é senhora de Sintra A rainha D. Mariana Vitória entrega a D. Pedro III, consorte de D. Maria I, o governo das terras das rainhas, durante a sua ausência em Espanha A rainha D. Maria I é senhora de Sintra O príncipe D. João assume a regência em nome de D. Maria I A rainha D. Carlota Joaquina, mulher de D. João VI, é senhora de Sintra Extinção da Casa das Rainhas