Palácio Nacional de Sintra

Portugal

Império Almorávida

Fundada por Abdalá Ben Yasin, a dinastia berbere dos almorávidas expandiu o seu domínio sobre todas as regiões entre o deserto do Saara e o centro da Península Ibérica durante o século XI. Na Península Ibérica entraram a convite do rei Almutâmide, que governava a Taifa de Sevilha, para protege-lo contra o avanço dos cristãos que acabavam de conquistar Toledo. No entanto, a chegada à Península acabou por se traduzir na conquista de todas as taifas, incluindo a de Badajoz, à qual pertencia Sintra.

O período almorávida destacou-se pela sua tentativa de impor reformas religiosas assentes numa interpretação rigorosa do Islão. No entanto, ao longo do século XII, o império almorávida viu-se confrontado com forte pressão tanto no Magrebe, pelos almóadas, como no norte da Península Ibérica, pelos cristãos. Em 1144, fortemente pressionados, uma revolta no Oeste da Península Ibérica levou ao estabelecimento de novas taifas independentes nas regiões centro e sul do atual território português.

Qirat de Alib b. Yusuf. Foi durante o seu emirato que o império Almorávida atingiu a sua máxima extensão.

Palácio Nacional de Sintra

Default timespace

A rainha D. Mécia Lopes de Haro, mulher de D. Sancho II, é senhora do castelo de Sintra A rainha D. Isabel de Aragão, mulher de D. Dinis, é senhora de Sintra O infante D. Afonso, irmão do rei D. Dinis, recebe Sintra D. Isabel, filha do infante D. Afonso, recebe Sintra A rainha D. Beatriz de Castela, mulher de D. Afonso IV, é senhora de Sintra A rainha D. Leonor Teles, mulher de D. Fernando, é senhora de Sintra A rainha D. Filipa de Lencastre, mulher de D. João I, é senhora de Sintra A infanta D. Isabel, filha de D. João I e D. Filipa de Lencastre, recebe o senhorio de Sintra A rainha D. Leonor de Aragão, mulher de D. Duarte, é senhora de Sintra A rainha D. Isabel de Coimbra, mulher de D. Afonso V, é senhora de Sintra A rainha D. Leonor de Lencastre, mulher de D. João II, é senhora de Sintra Casamento de D. Manuel I com D. Maria de Castela e Aragão A rainha D. Leonor de Áustria, mulher de D. Manuel I, é senhora de Sintra A rainha D. Catarina de Áustria, mulher de D. João III, é senhora de Sintra A rainha D. Luísa de Gusmão, mulher de D. João IV, é senhora de Sintra A rainha D. Maria Francisca de Saboia, mulher de D. Afonso VI e de D. Pedro II, é senhora de Sintra A rainha D. Maria Sofia Isabel de Neuburgo, segunda mulher de D. Pedro II, é senhora de Sintra A rainha D. Maria Ana de Áustria, mulher de D. João V, é senhora de Sintra A rainha D. Mariana Vitória de Bourbon, mulher de D. José, é senhora de Sintra A rainha D. Mariana Vitória entrega a D. Pedro III, consorte de D. Maria I, o governo das terras das rainhas, durante a sua ausência em Espanha A rainha D. Maria I é senhora de Sintra O príncipe D. João assume a regência em nome de D. Maria I A rainha D. Carlota Joaquina, mulher de D. João VI, é senhora de Sintra Extinção da Casa das Rainhas