Palácio Nacional de Sintra

Portugal

Reino de Portugal: Dinastia de Avis II

Em 1495, o rei D. João II morreu sem deixar descendência direta, o que levou o seu parente mais próximo, D. Manuel, duque de Beja, a suceder-lhe no trono. D. Manuel era primo do rei defunto, neto do rei D. Duarte e irmão da rainha-viúva, D. Leonor.

Nesta segunda fase da dinastia de Avis, o rei de Portugal passou a ser o representante máximo de um império que se distribuía por quatro continentes. Com efeito, durante este período, a coroa Portuguesa aumentou consideravelmente os seus territórios ultramarinos, sobretudo após Vasco da Gama ter completado em 1498 a primeira viagem marítima entre a Europa e a Ásia. O sucesso da política expansionista portuguesa traduzia-se num forte controlo sobre portos e rotas comerciais no Atlântico, no Índico e na região mais ocidental do Pacífico.

Foi também durante o século XVI que a máquina imperial se aperfeiçoou, criando mecanismos administrativos cada vez mais sofisticados para gerir os vários territórios. Criou-se o Estado da India para gerir os territórios no Índico; estabeleceram-se as capitanias do Brasil para explorar o território sul-americano; fundou-se a Santa Casa da Misericórdia para prestar apoio social; reforçaram-se as ligações às ordens religiosas, como a Companhia de Jesus, para assegurar a conversão espiritual das povoações conquistadas; e criou-se um complexo sistema de licenças e contratos comerciais para assegurar a dependência de empreendedores privados à coroa portuguesa.

D. Manuel I

Palácio Nacional de Sintra

Default timespace

A rainha D. Mécia Lopes de Haro, mulher de D. Sancho II, é senhora do castelo de Sintra A rainha D. Isabel de Aragão, mulher de D. Dinis, é senhora de Sintra O infante D. Afonso, irmão do rei D. Dinis, recebe Sintra D. Isabel, filha do infante D. Afonso, recebe Sintra A rainha D. Beatriz de Castela, mulher de D. Afonso IV, é senhora de Sintra A rainha D. Leonor Teles, mulher de D. Fernando, é senhora de Sintra A rainha D. Filipa de Lencastre, mulher de D. João I, é senhora de Sintra A infanta D. Isabel, filha de D. João I e D. Filipa de Lencastre, recebe o senhorio de Sintra A rainha D. Leonor de Aragão, mulher de D. Duarte, é senhora de Sintra A rainha D. Isabel de Coimbra, mulher de D. Afonso V, é senhora de Sintra A rainha D. Leonor de Lencastre, mulher de D. João II, é senhora de Sintra Casamento de D. Manuel I com D. Maria de Castela e Aragão A rainha D. Leonor de Áustria, mulher de D. Manuel I, é senhora de Sintra A rainha D. Catarina de Áustria, mulher de D. João III, é senhora de Sintra A rainha D. Luísa de Gusmão, mulher de D. João IV, é senhora de Sintra A rainha D. Maria Francisca de Saboia, mulher de D. Afonso VI e de D. Pedro II, é senhora de Sintra A rainha D. Maria Sofia Isabel de Neuburgo, segunda mulher de D. Pedro II, é senhora de Sintra A rainha D. Maria Ana de Áustria, mulher de D. João V, é senhora de Sintra A rainha D. Mariana Vitória de Bourbon, mulher de D. José, é senhora de Sintra A rainha D. Mariana Vitória entrega a D. Pedro III, consorte de D. Maria I, o governo das terras das rainhas, durante a sua ausência em Espanha A rainha D. Maria I é senhora de Sintra O príncipe D. João assume a regência em nome de D. Maria I A rainha D. Carlota Joaquina, mulher de D. João VI, é senhora de Sintra Extinção da Casa das Rainhas