Ensino Superior

Universidade de São Paulo

Escola de Engenharia de São Carlos

Com a evolução tecnológica a necessidade de crescimento infraestrutural no Brasil, os cursos de engenharia se fizeram por muito procurados, resultando assim em uma grande expansão do número de vagas e da criação de instituições de ensino com tais cursos. Contudo, com o crescimento voltado para o  o interior do Estado de São Paulo, surgiu a necessidade de laboratórios regionais, assim como a de um curso superior e programas de pós graduação, então foi  fundada a Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo, EESC-USP, a qual instalou-se no prédio cedido em caráter provisório pela Sociedade "Casa d'Itália", atualmente conhecida como Centro de divulgação Científico e Cultural, CDCC.

O primeiro concurso vestibular realizou-se em 1953, com a oferta de cinquenta vagas para ingresso no Curso de Engenharia, objetivando assim  Habilitações em Engenharia Civil e Engenharia Mecânica. Houveram duzentos interessados, dentre os quais foram selecionados somente trinta e nove, pleo critério nacional já utilizado. A partir do segundo semestre de 1955, passou a Escola a oferecer os denominados Cursos de Doutoramento e, em 1956, estabeleceu os cursos de especialização e aperfeiçoamento. 

Ensino Superior

O ensino superior do tempo pós moderno, é comum, complexo e vive sofrendo transformações, contudo, quais transformações foram necessárias para que chegássemos a tal evolução educacional?