Ensino Superior

História da Universidade

A primeira universidade

Universidade do Marrocos- 859

Por volta do século VII e IV, as relações comerciais cresciam exponencialmente em todo Oriente, resultando em diversas relações entre países distintos. De maneira não diferente, ocorreu com marrocos, onde diferente dos outros países, funcionava como ponte, ligando todo o norte da África, à Europa. Assim, sua importância econômica ia além da quantidade e qualidade de negociadores, tendo um importante ponto, sua localização.

Para além do setor econômico, tal região tinha uma forte tendência religiosa, já que sua população era majoritariamente Árabe, assim, mais do que bens materiais, a população Marroquina procurava sempre ter um maior desenvolvimento religioso, devido a sua devoção a religião, assim algo tão importante quanto o setor econômico, se não mais, era o conhecimento religioso.

Fátima Alfiri, filha de um importante mercador da região, perdeu toda a sua família, restando somente ela e sua irmã, em um acidente não documentado, contudo receberam uma herança significativa, devido à ótima condição econômica que seus pais possuíam, assim puderam se manter, sem necessidades. Naquele período, na cidade de Fez, Marrocos, muita imigração ocorria e nem todos os imigrantes conseguiam asilo, com essa condição e com a necessidade de um aprofundamento a população no Islamismo, foi então fundada a instituição de ensino Al Quaraouiyina.

Embora fundada por uma mulher, a instituição de ensino somente aceitava homens, devido a crenças religiosas, a princípio, seus objetivos eram ensinar religião, gramática e culturas Árabe. Com o objetivo de dominar conhecimentos religiosos, a demanda foi enorme, de modo que toda a região tentava fazer parte de tal “escola”, portanto, somente os mais afortunados frequentavam aquele local. Esse é um dos motivos pelos quais atualmente na escola há tantos bens materiais como tesouros, obras e objetos.

Graças a essa grande repercussão e sucesso da escola, logo os professores e pensadores que frequentavam o local, adotaram novas disciplinas a serem ministradas, a fim de obterem reflexão e evolução no aprendizado. Vale ressaltar que um dos métodos de admissão naquela escola, era decorar o Alcorão, modelo que frisa o caráter teórico daquele local.

O motivo pelo qual é considerado ensino superior, é devido a necessidade de conhecimento anterior a admissão na escola e o recebimento de certificado, após a conclusão dos cursos ali realizados.

Essa escola de ensino superior sofreu inúmeras modificações, resultando assim em uma renomada universidade local, com uma incrível infraestrutura e imensa biblioteca, contendo assim um dos principais livros épicos e devido a isso, tem uma das principais bibliotecas do mundo, pela quantidade de livros, qualidade e tempo.


Universidade de Bolonha

Ensino Superior

O ensino superior do tempo pós moderno, é comum, complexo e vive sofrendo transformações, contudo, quais transformações foram necessárias para que chegássemos a tal evolução educacional?