Ensino Superior

Universidade de São Paulo

Criação da universidade

A Universidade de São Paulo (USP), não se originou aos poucos, dando início de forma conjunta a infraestrutura quanto a superestrutura, a mesma começou já tendo uma infraestrutura, de modo diferente do comum. Para entender melhor, é necessário compreender que anteriormente a existência da USP haviam algumas faculdades como a Faculdades de Direito, Medicina, Farmácia e Odontologia, Filosofia, Ciências e Letras e Escolas Politécnica e Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, e estas eram independentes, mas já popular por seu ensino e influencia.

A Faculdade de Direito, criada em 1827, foi fundada muitos anos antes da primeira universidade di Brasil, a qual demorou diversos anos para ser elaborada por diversos motivos, políticos, econômicos e sociais. Durante alguns anos, especificamente entre 1920 e 1930, houve uma intensa atividade científica e cultural no país, resultando assim em uma tentativa de modernização nacional. Alguns intelectuais tentavam transformar o sistema educacional das faculdades e além disso, a revolução de 1932 funcionou como uma grande influencia para adiantar o processo de transformação, tão aspirada na época. A necessidade real para suprir a ausência de fortes dirigentes do estado de São Paulo, devido a sua derrota na luta entre a população pró Getúlio e a elite intelectual paulista, fez com que a necessidade para uma universidade fosse maior ainda.

Segundo Shozo Motoyama, professor titular do Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, tudo isso representava a mudança de um Brasil agrário para um Brasil industrial.

“Como resultado disso, aconteceu a Revolução de 1930, quando a oligarquia cafeeira dominada por São Paulo e Minas Gerais foi derrotada e deu poder a Getúlio Vargas. Nesse processo complexo, houve uma tentativa do estado paulista retomar a liderança. Primeiro, porque a Revolução de 30 estava acima da constituição, e em 1932 houve a famosa Revolução Constitucionalista que pretendia a derrubada do governo provisório de Getúlio Vargas. São Paulo enfrentou todo o Brasil e perdeu a briga comandada pelo um grupo liderado por Julio Mesquita Filho, secretário e redator do jornal Estado de São Paulo”, explica Shozo.

Foi a partir desse ponto que a população Paulista, após fracassar, deu início a uma "luta" pró universidade, com o objetivo de que sua comunidade conseguisse, posteriormente dar sequência no governo nacional. Nesse período, o presidente começou a enviar interventores para diversos estados e para o estado paulista, nomeou Armando de Sales Oliveira, que em 1934 criou a USP. Assim fundou a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, que oferecia as matérias básicas para todos os cursos, e  em sequência surgiu a Universidade de São Paulo. A qual foi resultado de muita luta e união de distintas faculdades.

Ensino Superior

O ensino superior do tempo pós moderno, é comum, complexo e vive sofrendo transformações, contudo, quais transformações foram necessárias para que chegássemos a tal evolução educacional?