Ensino Superior

História da Universidade

Aprovação da lei sobre regulamentação e autonomia universitária


Durante a o processo de aprovação dessa lei foi determinado que as universidade possui soberania sobre pesquisa e extensão garantindo participação do setor privado. Esse momento mostra muito da força que as universidade ganharam ao longo da década de 90 classificando segunda grande expansão universitária.

As universidades gozam de autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial e obedecerão ao princípio de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão” (art. 207).

A lei atribuiu autonomia às universidades públicas com o desígnio de “proteger o ensino superior de qualquer tipo de manipulação, de política partidária e de autoritarismo” e, assim, garantir que estas instituições cumpram suas funções essenciais: o ensino, a pesquisa e a extensão (BASTOS, 1988, p. 481).


Ensino Superior

O ensino superior do tempo pós moderno, é comum, complexo e vive sofrendo transformações, contudo, quais transformações foram necessárias para que chegássemos a tal evolução educacional?