Ensino Superior

História da Universidade

Universidade, ser ou não ser? Eis a questão.

Bolonha foi criada no fim do século XI e é considerada por muitos como a "mãe das universidades". Contudo, há autores como Jacques Verger e Walter Rüegg, que afirmam que não se pode conceituar como universidade as escolas que existiram antes do século XIII pelo fato de que elas não possuem características do que se entende por este tipo de instituição atualmente.

"Bolonha ou Paris podem ser consideradas como as mais antigas universidades, dependendo do peso que cada um atribuir a um ou outro dos vários elementos que constituem uma universidade. Se considerarmos a existência de uma entidade corporativa como o único critério, então Bolonha é a mais antiga, ainda que por uma margem muito ligeira. Foi em Bolonha que, nos fins do século XII, os estudantes estrangeiros de Direito se agruparam em 'nações', desenvolvendo, a partir daí, uma forma organizacional básica, própria das universidades europeias medievais. Mas se considerarmos a associação de professores e estudantes de várias disciplinas numa corporação como um critério decisivo, a mais antiga Universidade será a de Paris, datando de 1208", explica Rüegg em seu livro Uma História da Universidade na Europa.

Não somente Bolonha como também a academia de Platão e Al Quaraouiyine, por muitos autores, estas não são consideradas universidades, para outros o contrário acontece. Devido a isso, no presente trabalho foram citadas a maioria das instituições de ensino semelhante ao ensino superior.

Ensino Superior

O ensino superior do tempo pós moderno, é comum, complexo e vive sofrendo transformações, contudo, quais transformações foram necessárias para que chegássemos a tal evolução educacional?