Universidades no Brasil

Universidade de São Paulo

Universidade de São Paulo - USP

Criada a partir do projeto previsto por Armando Salles de Oliveira (governador do estado de São Paulo ou interventor federal, como era chamado na época), 2 anos antes, a partir da Escola Livre de Sociologia e Política com a proposta de vencer o Governo Federal com superioridade intelectual, uma vez que São Paulo acabara de ser derrotada na Revolução Constitucionalista de 32.

Após a reunião com a comissão criada por Armando S. de Oliveira, a Universidade de São Paulo foi criada, no dia 25 de janeiro de 1934, visando para a universidade o funcionamento autêntico de um modelo liberal. O núcleo foi decretado como sendo a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, sendo os 3 princípios formadores da universidade: 1º) caracterizada pela criação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras como núcleo universitário; 2º) integração do ensino superior no estado de São Paulo e 3º) autonomia universitária para o pleno exercícios de suas funções intelectuais e sociais.

A USP teve como modelo as universidades liberais inglesas e francesas, principalmente marcadas pela oposição ao Governo Federal. Porém, mais tarde em 1939, Getúlio interviu e impediu a implantação do modelo liberal da USP, mas para a surpresa dele, em 54 esse modelo norteou a criação dos institutos federais, mostrando a plena vitória sobre o Governo Federal.