Barreiro

Personalidades

Fernando Chalana

Fernando Albino Sousa Chalana (Barreiro, Barreiro, 10 de fevereiro de 1959) é um ex-futebolista português. Actuou no Sport Lisboa e Benfica entre 1975 e 1984, e depois novamente entre 1988 e 1990. Ficou sempre conhecido pelas suas parecenças físicas com a personagem de banda desenhada Asterix, sendo algumas vezes chamado de "Chalanix".

Carreira como jogador

O seu pé esquerdo fez furor no Euro 1984 em França; em seguida, o pequeno genial, como era conhecido, assinou pelo Bordéus. O dinheiro da transferência permitiu ao seu clube do coração concluir o fecho do estádio com o término do seu 3.º anel.

Chalana pertenceu à equipa do Futebol Clube Barreirense, escola de grandes jogadores da década de 1970 e princípios de 1980.

Jogou ainda no Belenenses e no Estrela da Amadora, treinou o Oriental de Lisboa as camadas jovens do Benfica. Sendo sempre campeão. Acabou a carreira em 1990.

Para os Benfiquistas o pequeno Chalana será sempre Grande e jamais esquecerão o seu pé esquerdo, bem como adeptos de outros clubes.

Carreira como treinador

Na época de 2002/2003, entrou na equipa técnica do Benfica como treinador adjunto de Jesualdo Ferreira. Os maus resultados ditaram o despedimento de Jesualdo em Novembro de 2002. Como forma de transição, até encontrar um novo técnico, Chalana assumiu por um jogo (Benfica 3 -Sporting Clube de Braga 0) o cargo de Técnico principal do Sport Lisboa e Benfica. Para além do fantástico resultado obtido na partida que dirigiu, também teve o mérito de apostar no jogador Miguel como lateral direito, posição em que se viria a estabelecer, inclusivamente, ao serviço da seleção nacional. Após essa partida, o espanhol José António Camacho foi apresentado como novo técnico principal. Chalana voltou ao cargo de adjunto. Na época de 2006/2007 entrou na equipa técnica do Benfica como treinador adjunto de Fernando Santos. Na época de 2008 regressa ao cargo de Treinador Principal logo depois de José António Camacho demitir-se do clube de Lisboa. Na sua primeira meia época acabou o campeonato em quarto lugar.

Em Maio de 2008 foi apresentado como treinador adjunto do Benfica, sendo o técnico principal Quique Flores.

Dados

Número de jogos na selecção: 29

Número de golos na selecção: 2

Primeira participação na selecção: 17 de novembro de 1976

Última participação na selecção: 12 de novembro de 1988

Fernando Chalana