Like a Virgin (canção)
"Like a Virgin" é uma canção gravada por Madonna, lançada como o primeiro single do álbum homônimo em 6 de novembro de 1984 pela Sire Records. Desde seu lançamento, virou a canção assinatura da cantora, tendo sido considerada a quarta melhor canção de música pop de todos os tempos pela revista Rolling Stone em 2000. A canção foi escrita por Billy Steinberg e Tom Kelly e produzido por Nile Rodgers, Steinberg disse que a canção foi inspirada por suas experiências pessoais de romance. Ele foi escolhido por Madonna por Michael Ostin da Warner Bros. Records, após ouvir uma demo cantada por Kelly. No entanto, Rodgers inicialmente sentiu que a canção não tem um gancho bom o suficiente e não era adequado para Madonna, mas depois mudou de opinião depois que o anzol estava preso em sua mente.
Musicalmente, "Like a Virgin" é uma música dançante, composto por dois ganchos. A voz de Madonna, é ouvida num registo elevado, enquanto um arranjo contínuo dos tambores são ouvidos ao longo da linha de baixo. A letra da canção é ambígua e consiste de insinuações escondidas. Em termos sexuais, as letras podem ser interpretadas de formas diferentes para pessoas diferentes. "Like a Virgin" recebeu críticas positivas dos contemporâneos, bem como os críticos de idade, que frequentemente chamado como uma das canções de definição para Madonna. Tornou-se seu primeiro número um único, no Billboard Hot 100, alcançando o topo das paradas na Austrália, Canadá e Japão e os dez mais dos outros países.
O vídeo da música retratou Madonna navegando a Ozark de Veneza, uma gôndola, bem como roaming em torno de um palácio com um vestido de casamento branco. Com o vídeo, os estudiosos observou retrato de Madonna de uma mulher sexualmente independente, o simbolismo da aparência de um homem com máscara de leão ao de Saint Mark, e comparou o erotismo do vídeo para a vitalidade da cidade de Veneza. Madonna cantou a música em cinco de suas turnês de concertos, mais recente é a Confessions Tour em 2006. Maioria das vezes, suas performances de "Like a Virgin" foi associada com a reação forte e alvoroço da mídia.
"Like a Virgin" foi regravada por vários artistas e já apareceu em filmes como Reservoir Dogs, Moulin Rouge! e Bridget Jones: No Limite da Razão. A canção é conhecida pelo seu efeito profundo sobre a sociedade. Os grupos familiares tentaram proibi-lo, já que acreditavam que a música promovido sexo sem casamento. Por outro lado, persona pública de Madonna de uma vontade indomável, sexualmente desinibida, mulher extremamente confiante foi amplamente aceito pela geração mais jovem que emulado seu estilo e moda. Os estudiosos têm creditado "Like a Virgin", como a canção que cimentou seu lugar no cenário da música pop.